domingo, 20 de março de 2011

Na hora do ensaio... um guia prático!

Ensaios fazem parte da vida de qualquer grupo artístico, seja musical, teatro, dança ou outros. Ensaiar garante que todos do grupo estarão preparados para fazer sua parte, e conseguir contornar qualquer problema que apareça no caminho. Mesmos os grupos mais experientes que se apresentam "de primeira" já passaram por muitas horas ensaiando para chegar nesse estágio.


Apesar de fazer parte da vida dos artistas, ensaiar pode não ser um mar de rosas. É a hora que aparecem as discussões, disputas de egos, desentendimentos etc, e algumas vezes são bem stressantes. Para fazer o ensaio ser produtivo e manter a convivência entre cada pessoa "harmoniosa", é preciso que cada integrante tenha responsabilidade, maturidade, respeito e principalmente espirito de trabalho de equipe.
Para ajudar, gostaria de propor um pequeno roteiro com algumas boas práticas para que o seu ensaio seja um momento prazeroso e produtivo. Claro que como músico, algumas coisas são específicas para bandas.


Antes do Ensaio...


Um bom ensaio começa com uma boa organização. Organizar-se e preparar-se antes do ensaio ajuda com que o mesmo flua sem grandes problemas.


- Avise com antecedência o dia, hora e local do ensaio para todos os envolvidos, e peça a confirmação de todos (pelo menos de receber o convite). Nessa hora, a tecnologia pode dar uma ajuda, além dos emails e mensagens, o Google Agenda pode ajudar a organizar os ensaios.


- Reserve o local do ensaio. Se você não tem um espaço exclusivo para ensaiar onde você não tem concorrência, confime o local, e se certifique que não terá surpresas, principalmente se o ensaio for na igreja.


- Envie a lista do que vai ocorrer no ensaio para todos os participantes. Para não perder tempo no ensaio, separe com antecedência quais as músicas que serão ensaiadas, e envie para todos os participantes. Envie também as cifras/partituras (ou os links de sites especializados, como o Cifra Club) e gravações de audio e vídeo. Algumas vezes eu crio uma lista de vídeos no youtube, e mando o link da lista. Dessa forma, já indico a versão da música que será tocada.


- Estude o que será feito no ensaio. Uma das coisas mais desagradaveis é chegar no ensaio e não conseguir tocar uma música porque alguém não se deu ao trabalho de tirar a música antes. Claro que todos tem problemas e compromissos, não estou falando de pessoas que realmente não conseguiram, mas sim das que não fizeram por má vontade. Também é bem desagradável quando alguém fica tentando tirar solos e frases da música na hora do ensaio, principalmente na hora em que os participantes estão discutindo algo.


No Ensaio...


- Chegue no horário marcado. Para quem me conhece, sabe que tenho uma dificuldade com esse quesito, mas já presenciei brigas feias em grupos por causa de pessoas que nunca cumprem o horário. Além de atrapalhar o andamento do ensaio, é uma falta de respeito com as demais pessoas, principalmente com as que chegaram cedo.


- Se prepare para o ensaio. Sempre que possível, chegue com uns 15 minutos de antecedência para se preparar para o ensaio. Monte seu equipamento, alongue-se, relaxe, separe as cifras e partituras e coloque-as em ordem, passe o som, verifique a afinação do seu instrumento (é extremamente desagradável ensaiar com alguém que está com instrumento desafinado) etc.


- Ore. Lembre-se sempre que qualquer atividade na igreja é também uma atividade espiritual, e sendo assim, muitos dos problemas e dificuldades tem origem espiritual. Ore para que Deus esteja no controle de tudo que será feito. É Dele, por Ele e para Ele que são todas as coisas (Romanos 11:36).


- Seja humilde e obedeça ao seu líder. Normalmente existe uma pessoa responsável por trás de todo grupo artístico que, normalmente, é uma pessoa mais experiente, com uma visão mais ampla tanto tecnicamente quanto espiritualmente. Respeite suas instruções e conselhos. Se não concordar com algo, converse com maturidade, mas aceite se a maioria concordar com algo que você é contra (claro que não estou falando em concordar com algo que é contra a palavra de Deus). Lembre-se do texto de Felipenses 2:1-11, humildade é uma marca do cristão, muitas vezes você terá que abrir mão da sua vontade.


- Respeite os momentos de pausas. No momento em que o grupo não estiver tocando, não fique tocando outras músicas, ou fique com conversas paralelas. Além de desviar o foco, torna o ensaio cansativo para as outras pessoas, especialmente quando alguém está tentando falar. Fique atento ao que está acontecendo.


- Respeite o horário de término do ensaio. A vida da maioria das pessoas é corrida, e tem outros compromissos além do ensaio. É muito desagradável ficar 4 horas em um ensaio que deveria durar apenas 1 hora. Programe-se para cumprir todas as músicas no período pré-determinado.

Pesquisando na internet, achei esse texto sobre ensaios: "Fazendo dos Ensaios uma Benção", de Ramon Tessmann. Você pode conferir o texto no link abaixo:


http://www.musicaeadoracao.com.br/artigos/meio/ensaios_bencao.htm

Espero que essas dicas ajudem a fazer com que o ensaio do seu grupo seja mais tranquilo e produtivo.

Um grande abraço

Renan Alencar de Carvalho

3 comentários:

  1. Muito bom Renan!

    Vou postar esse link no meu facebook.

    Um abraço,

    A escriba do Rei

    ResponderExcluir
  2. Obrigado Fabi.

    Continuarei escrevendo para transformar "leviciados" em adoradores!

    Deus abençoe

    ResponderExcluir
  3. Estava pensando sobre essa questão de ensaios e gestão do grupo, e creio que tudo se resume a "CCO":

    - Comprometimento
    - Cooperação
    - Organização

    Comprometimento envolve responsabilidade, envolve "vestir a camisa", o senso de necessidade (precisa ser feito, e eu vou fazer). Uma equipe comprometida não ignora seus problemas, mas busca soluções.

    Colaboração envolve trabalho em equipe. Ajudar um ao outro, entender as limitações de cada pessoa e ajudá-las a crescer. Envolve também em fazer a sua parte, envolve em manter a equipe unida.

    Por fim, organização garante qualidade do que está sendo feito.

    ResponderExcluir