sexta-feira, 15 de julho de 2011

O Cristianismo e a Mídia Secular

O cenário da música "gospel" tem crescido a cada dia, e tem entrado em espaços e programas não cristãos, como o "Domingão do Faustão", entre outros. Apesar dessa exposição de "artistas cristãos" em programas seculares pareça ser "uma benção", na verdade revelam duas tristes realidades:

A primeira realidade é o "mercado" em que a música "cristã" se tornou, e digo no pior sentido. O interesse das gravadoras que estão por trás dos artistas é pura e simplesmente lucrar com todo esse movimento, sendo o meio gospel um dos últimos refúgios de lucro, por ter um índice de pirataria muito baixo, em relação ao meio "secular". Não sejamos ingênuos, as gravadoras não estão interessadas em expandir o Reino de Deus, sua preocupação é atingir as metas de lucro programadas para aquele mês.

A segunda triste realidade é que "O" evangelho (o verdadeiro) não está sendo pregado nem cantado. Não estou sendo pretensioso ou arrogante ao falar isso, mas apenas sendo sincero ao que tenho visto e ouvido. O verdadeiro evangelho É NECESSARIAMENTE confrontador. A mensagem da Cruz não causa conforto, pelo contrário, reconhecer que é um pecador, ter que negar a si mesmo, morrer para as suas vontades, e seguir Cristo até a MORTE não é algo que as pessoas querem ouvir. Se um programa secular, onde pessoas que não entendem a mensagem da cruz estão assistindo, está chamando cantores do "gospel", é porque a mensagem cantada não está sendo confrontadora.

No "Papo & Arte" dessa semana, estava programado para ser discutido sobre o tema "O Cristão e a Mídia",  e por coincidência, no mesmo dia do programa a Globo anunciou o "Troféu Promessas" (http://www.trofeupromessas.com.br/), premiação da Globo para música "gospel". Gostaria de convidá-lo a assistir a gravação e ponderar sobre esse tema, e depois postar sua opinião aqui. Para assistir, entre no site http://www.igrejasp.com.br/, clique no link "Papo & Arte" no menu do lado esquerdo, e procure o vídeo do dia 13 de julho de 2011.

Deus abençoe,

Renan Alencar de Carvalho

7 comentários:

  1. Muito bom Renan!
    Não tinha essa visão da "benção" de aparecer em programas seculares.

    Concordo contigo!
    Pra mim, A música "Como Zaqueu" é a prova disso!
    Está em todos os lugares e na boca de toda e qualquer pessoa.
    Sem causar nenhuma mudança....somente emoção.

    um abraço,
    Fabi Felix

    ResponderExcluir
  2. Pois é Fabi, ainda que "Como Zaqueu" não é a pior música, a letra ainda tem coerência bíblica, e se as pessoas tiverem entendimento do que estão cantando, ainda pode ser uma música bem usada...
    Agora qual o sentido de cantar, por exemplo, "Ele vem saltando pelos montes, e os seus cabelos são brancos como a neve..."?
    Tudo bem que uma música não precisa ser um "tratado teológico", mas tem música de mais só no "leitinho".

    Obrigado por seu comentário Fabi, Deus te abençoe!

    ResponderExcluir
  3. Ahhhhhh, eu gosto dessa música!!!! ...kkkkkk

    Brincadeira...

    Visita o blog. Escrevi um post sobre perfeição, baseado no livro.

    Um abraço,
    Fabi Felix

    ResponderExcluir
  4. Os versiculos sao mais verdadeiros que nunca: "Esse povo me honra com os labios, mas o seu coracao esta distante".
    "O mundo vos odeias..." palavras de Jesus se referindo 'a inimizade do mundo em relacao a nos.

    ResponderExcluir
  5. É verdade João Florentino... obrigado por seu comentário.

    No grande dia em que todos estivermos diante do Pai, muitos falarão "Senhor, Senhor..." e a resposta será "Apartai-vos de mim". Antes ficava mais indignado com algumas coisas, mas hoje eu me dou conta de que a tendência é piorar cada vez mais até a volta de Cristo.

    Temos que tentar expor a a verdade para a maior parte de pessoas, mas temos que nos conformar que nesse mundo, a verdade nunca será a maioria!

    ResponderExcluir
  6. Renan, você foi simples e direto.
    O link que você disponibilizou foi ainda melhor!

    O Papo & Arte falou tudo e mais um pouco!
    Realmente lamentável a massificação do gospel.

    ResponderExcluir
  7. Obrigado Débora, que bom que você gostou. Infelizmente, a grande maioria segue sem enxergar isso, mas enquanto existirem pessoas parando para pensar, analisar e criticar... teremos esperança de ver e ouvir músicas e músicos inteligentes e conscientes, cantando e pregando o verdadeiro evangelho sem clichês, tocando a vida das pessoas e fazendo-as refletir, e não alienar!

    Deus abençoe!

    ResponderExcluir