quarta-feira, 28 de novembro de 2012

Sarau "Feito em Casa"

Origem

Nesses últimos dois anos, tive a oportunidade de conhecer muita coisa boa no meio cristão brasileiro em relação às artes, em especial ao segmento de música chamado de "MPB Cristã". Ao contrário do que pensava antes (já andava desiludido em relação à música na igreja), descobri que tem muita coisa boa sendo feita, e muita gente boa produzindo conteúdo de qualidade. Eventos como o "Nossa Música Brasileira", "Som do Céu" (apesar de ter quase 30 anos, não conhecia), programas como o "Papo e Arte", "Meia Hora com João Alexandre", "Plataforma", "Autorretrato da Música Brasileira", diversos compositores e interpretes (não vou citar nomes para não ser injusto com a quantidade de pessoas boas que têm surgido), pensadores e escritores, blogueiros, além de artistas ligados às artes visuais, teatro, circo, dança etc.

Claro que nesse cenário, nasceu a vontade em contribuir com o fortalecimento desse "avivamento cultural" que têm acontecido em parte da igreja brasileira. De certa forma, esse blog é parte desse desejo de contribuir com a produção de conteúdo relevante, mas ainda queria fazer mais... Um dos desejos que eu tinha, era abrir o espaço da minha casa para realizar alguns eventos e grupos de discussões. Em setembro desse ano (2012), inspirado pelas palestras do L'Abri Brasil, comecei um grupo de discussão sobre filosofia, arte, cultura, ciência e religião na minha casa, apelidado de "Colóquio", com o objetivo de conversar e entender como nos relacionamos com os diversos assuntos que lidamos no nosso dia a dia à partir de uma cosmovisão cristã. Como tarefa prática desse grupo, surgiu a oportunidade de realizar algo que queria fazer há algum tempo: um sarau.

Assim nasceu o sarau "Feito em Casa", que realizamos a primeira edição nesse último sábado (dia 24 de novembro). 

Proposta

A arte não precisa de justificativa. Não precisaria dar um porquê para nos reunirmos e apreciarmos boa arte; ela tem valor em si mesma. Mas com a criação desse sarau, quisemos retomar alguns valores que acreditamos. 

O primeiro é de que “Beleza”, “Verdade” e “Bondade” devem caminhar juntas, e serem experimentas e promovidas de forma única. Beleza não em um sentido puramente estético, mas em um sentido de promover uma ideia, um sentimento, um valor que está além da obra artística. Beleza em fornecer uma nova percepção da realidade, dando um novo significado às experiências ordinárias da vida e, através dessa nova percepção da verdade sobre o fato, promover o questionamento, o amadurecimento, o crescimento, a sabedoria de vida: a bondade.

Só é possível promover uma transformação cultural gerando artefatos culturais. Produzindo arte dentro do nosso alcance, influenciar as pessoas que nos rodeiam com “Beleza”, “Verdade” e “Bondade”. Acima de tudo, a intenção de fazer o Sarau foi promover esses 3 valores através da experiência artística em grupo.

Em segundo lugar, vivemos em tempos em que o sentido de vivência em comunidade tem se perdido. Em especial, na indústria do “Show Business”, a “arte” é produzida pelo viés mercadológico para oferecer um produto e nos satisfazer como indivíduo (sem diálogo comunitário). No passado, a arte era apreciada em casa. Amigos se reuniam para conversar, trocar ideias, e apreciar música, poesia, fazer declamações etc, sem qualquer pretensão comercial , mas pelo simples prazer de produzir arte e compartilhá-la. Procuramos retomar essa cultura, da arte “feita em casa”, entre família, amigos, sem pretensão ou preconceito, mas pelo simples prazer de dar asas à criatividade e produzir algo juntos.

A apresentação

Nessa primeira edição, tivemos participação dos seguintes artistas:



- Midian Maria: acompanhada por sua banda, a cantora Midian Maria (http://www.midianmaria.com.br/) mostrou algumas músicas do seu primeiro disco ("Não Há Nada"), lançado agora em outubro, além de covers de Jorge Camargo e Adhemar de Campos. 


- Marinho Oliveira: violonista erudito de Santos, apresentou alguns de seus arranjos e composições. O Marinho desenvolve um trabalho de ensino de violão, e têm produzido um bom material didático com partituras, apostilas, e vídeos em seu canal do youtube (http://www.youtube.com/user/marinhomarape).







- Laís Venâncio: Cantora e compositora, Laís apresentou músicas de seu primeiro CD ("O Abraço"), que será lançado oficialmente nesse próximo sábado (01/12), além de alguns covers, no formato violão e voz.








- Airô Barros: Multi-artista, Airô (http://www.airobarros.com.br/) cantou, recitou poesia e contou histórias, contagiando simpatia e alegria, características marcantes de sua personalidade.







- Luciano Vilela e Wagner de Morais Pimenta: Membros da banda "Candeeiro" (http://www.bandacandeeiro.com.br/), em uma jam  com a banda da cantora Midian Maria, mostraram algumas das composições da banda Candeeiro, recheadas de brasilidade.




- Victor Machado: Violonista e guitarrista, Victor (https://sites.google.com/site/victormscherrer/) mostrou duas composições suas, sendo uma parceria com o mestre Roberto Diamanso.








- Natália Osis: Fotógrafa e artista, Natália (http://fsentimentoepoesia.blogspot.com.br/) expôs algumas de suas fotos e trabalhos artísticos, além de ter dado um toque especial na decoração do ambiente.







Adicionar legenda
- Célia Bertolini: Entusiasta da cultura italiana e cozinheira de mão cheia, Célia deu um tempero especial ao sarau com comidas de origem italianas e trabalhos de enfeites feitos de comida.








Além das apresentações, O Sarau teve um espaço com livros de diversos tipos de artes, cidades culturais e museus, disponibilizando uma experiência experiência cultural mais completa para os momentos de pausa entre cada apresentação.

Para você que perdeu esse evento, algumas fotos do dia:





























Abraços,

Renan Alencar de Carvalho


*** Fotos de Priscila Vieira e Eliézer Venâncio, retiradas de seus perfis da rede social Facebook.

4 comentários:

  1. Muita beleza e muita relevância no objetivo deste conteúdo. Lamento não ter podido ir, mas pelas fotos consigo mensurar o que perdi.
    Faço votos de que eventos como este se torne frequente e que eu e tantos outros tenhamos acesso.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigado pelas palavras Flávio. Realmente teria sido muito legal se você pudesse ter vindo, mas esse foi só o primeiro... terão outras oportunidades!

      Abraços mano!

      Excluir
  2. Muito boa sua ideia, Renan!

    Me sinto até com entusiamo para tentar fazer um por aqui, em terras potiguares. ^^

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigado Gustavo! A ideia é essa mesma, motivar cada um a fazer algo, e que cada casa seja um palco e uma platéia para a produção de arte de qualidade! No que precisar e que puder ajudar, estamos aí!
      O sarau vai se repetir agora dia 15 de junho! Se tiver por São Paulo, entre em contato!

      Excluir