quarta-feira, 26 de janeiro de 2011

Qual o papel da equipe de louvor?

"É engraçado como existem tantas pessoas que se dizem chamadas para tocar no louvor, mas tão poucas pessoas chamadas para a ação social"

Não me recordo exatamente palavra por palavra, ou o nome do pastor que a falou, mas me lembro que essa frase chamou  a minha atenção, e ela ilustra bem como muitas pessoas não sabem responder a pergunta que intitula esse post, ou não entendem a sua profundidade.

De fato, existe um certo brilho em tocar e cantar no momento de cânticos da igreja. Além de ser prazeroso (pelo menos para mim tocar sempre é bom), muita gente vê como uma posição de destaque. Você está a frente de todas as pessoas da igreja, em um dos momentos com maior duração no culto (às vezes maior que a própria pregação), com o reconhecimento de muitas pessoas (especialmente quando você toca ou canta bem), e em algumas igrejas você até é chamado de um modo especial: Levita*.

Essa importância dada ao momento de cânticos causa a falsa associação de que louvor é igual à música, e de que esse momento é importante porque é o momento em que as pessoas louvam a Deus. Não que a segunda afirmação esteja errada, mas o perigoso é achar que esse é o único momento em que o louvor acontece. Louvamos à Deus cantando, orando, jejuando, contemplando, pensando... e todo o culto, do começo ao fim, é um momento de louvor.

Então afinal, para que serve o grupo de louvor?

Existem duas ilustrações interessantes para responder essa pergunta.

Teatro Municipal de Ouro Preto
Nos teatros de antigamente, existia uma pequena abertura na frente do palco, onde o diretor dava instruções aos atores sem ser visto pelo público.  Esse compartimento se chamava "ponto".
Se fôssemos comparar o teatro com uma igreja, talvez alguns diriam que as pessoas da equipe de louvor seriam os atores, a igreja seria o público da platéia, e Deus (Espirito Santo) o diretor dando as instruções no ponto.
No entanto, a comparação correta seria dizer que todas as pessoas da igreja são os atores, orientados pela equipe de louvor no ponto, apresentando sua adoração à Deus que está assistindo na platéia, e interagindo livremente com cada um no palco (e no ponto).

Outra ilustração interessante é a do pai da noiva. Diversas vezes a bíblia se refere à igreja como a noiva de Cristo. Pegando o gancho, em um casamento, o pai (equipe de louvor) acompanha a noiva (igreja) até o seu noivo (Cristo). O pai não está lá para apressar a noiva, ou puxá-la à força, mas vai no seu ritmo, segurando-a, dando apoio para que ela não tropece e caia no caminho.

É uma posição de destaque? De fato. Mas muito mais do que isso, é uma posição de serviço. Quando uma pessoa "sobe ao palco" para ministrar um período de louvor, ela têm que entender muito claramente que ela está ali para servir à igreja, para agir como um facilitador,  para ajudar a igreja a adorar à Deus.

Parece algo sutil, mas não é algo fácil de ser feito, e faz toda a diferença. Isso quer dizer que se você fez um solo de guitarra virtuoso "fora de hora", e algumas pessoas pararam de adorar à Deus para ver seu solo, você está errado. Você falhou em facilitar a adoração dessas pessoas. O mesmo vale quando alguém perde o foco e para de cantar por não conseguir acompanhar o vocal, que sempre enfeita demais e sai da melodia principal, ou por causa do baterista  que quebra em contra-tempos em todas as frases, e faz com que todos (inclusive a banda) se percam. Por outro lado, tocar somente músicas de forma totalmente reta e quadrada pode levar à monotonia, e também pode fazer com que as pessoas percam o foco.

O pai deve acompanhar o ritmo dos passos da noiva, não fazer a mais, nem a menos, e com certeza nem sempre é uma tarefa fácil identificar esse ponto de equilíbrio... pensar se uma dissonância no acorde vai embelezar a música sem desviar o foco, se um andamento não está rápido demais para que a igreja consiga acompanhar, se um solo vai intensificar o clima do momento, ou vai desviá-lo... enfim, cada movimento deve ser feito para servir a igreja.

Voltando à frase do início do texto, eu acho ótimo que tenham muitas pessoas que queiram atuar no "momento de louvor", mas quantas realmente buscam estar preparadas para isso e entendem o que isso significa? Para estar na "equipe de louvor", não é preciso ser um músico profissional, experiente, ou ter "x" tempo de igreja, mas é preciso entender qual é o seu papel, e principalmente entender a seriedade que é estar à frente de uma igreja antes de se dizer chamado para atuar nesse ministério.

Que Deus o abençoe,

Renan Alencar de Carvalho



* Levitas eram os judeus pertencentes à tribo de Levi, resposáveis pela manutenção do culto judaico no templo. Atualmente algumas igrejas utilizam o termo para designar** as pessoas que tocam ou cantam em sua congregação.

** A colocação abaixo representa minha opinião pessoal. Considero com respeito as opiniões divergentes.

Particularmente não gosto do uso desse termo para designar quem toca ou canta na igreja. O culto da igreja no novo testamento é bem diferente do culto do velho testamento e, no meu entendimento, a adoração no novo testamento é infinitamente superior à do velho testamento. Os levitas fazem parte de um contexto judaico, e não do cristianismo.

4 comentários:

  1. Servir, esse é o ponto! Infelizmente, muitos músicos evangélicos não compreenderam ainda a essência de seu chamado.A maioria espera ser "servido" ao invés de "servir".
    Ótima postagem irmão!
    Deus te abençõe!
    Maurinei...
    http://fiqueligadobloggospel.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  2. Obrigado pelo comentário Maurinei.
    Infelizmente esse problema em querer ser servido e não servir é um problema crônico nas igrejas. Em uma sociedade individualista onde o importante é ser feliz, a igreja tem falhado em ser um contra-ponto, e tem absorvidos muitos dos valores mundanos.... Obviamente, isso reflete no grupo de louvor, que é um dos termômetros da vida espiritual da igreja.

    Abraços

    ResponderExcluir
  3. Muito bom, Renan!!!!

    Fico feliz em saber que, o que escrevi, serviu para te fazer escrever mais sobre está área...Glória seja a Deus....e obrigado.
    Ah! vou postar seu link no facebook...gostei pakas do seu post.
    Deus o abençoe

    ResponderExcluir